Estabilidade Emocional com Óleos Essenciais

Durante a pandemia muitos foram os desafios, medos e incertezas. A saúde física e estabilidade emocional foi algo difícil de garantir.
Tempo de leitura: 3 minutos

Ao longo da pandemia vivemos um período de muitos desafios, medos e incertezas. Por conseguinte, a nossa saúde física ficou vulnerável. Igualmente, a estabilidade emocional foi algo difícil de garantir.

Embora a medicação alopática, como os ansiolíticos, sejam ainda aconselhados, hoje em dia já existem outras opções.

Ou seja, existem alternativas naturais que podem ajudar a recuperar o bem-estar da mente e por consequência, o bem-estar físico.

Assim sendo, a aromaterapia pode ser a sua maior aliada para superar estes tempos difíceis!

Como os óleos essenciais ajudam a recuperar o bem-estar e a estabilidade emocional

Ansiedade, depressão, stress. Estes são alguns dos distúrbios psicológicos mais diagnosticados atualmente. Quem sofre com estas condições acaba por desencadear sintomas de desequilíbrio emocional.

Tal desequilíbrio é caracterizado por um estado de agitação e nervosismo que prejudica a saúde e afeta o desempenho até mesmo nas tarefas simples do dia-a-dia.

A aromaterapia pode assim auxiliar no restabelecimento da saúde mental e ajudar a manter a estabilidade emocional.

Os óleos são dotados de propriedades benéficas para fins terapêuticos, sendo, inclusive, muito recomendados quando se quer tratar questões emocionais.

A Lavanda ou Alfazema (Lavandula angustifolia) dá origem a um dos óleos essenciais mais conhecidos e utilizados na Aromaterapia.

Esta é uma planta tradicionalmente reconhecida principalmente pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. Contribui para a saúde emocional, promovendo autoconsciência. Ao mesmo tempo, ajuda no alívio da sensação de tensão.

O óleo essencial de Ylang-Ylang é produzido a partir de uma flor amarela que cresce na árvore da espécie Cananga odorata.

Com um aroma revitalizante ajuda a acalmar e a melhorar a disposição. Além disso, estimula sentimentos de coragem e otimismo.

A bergamota é uma fruta, cujo nome científico é Citrus aurantium. O óleo essencial pode ser extraído das flores, folhas, sementes e casca.

Alguns estudos demonstram que pode ser capaz de reduzir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormonas responsáveis pelo aumento da ansiedade e do stress.

 

Além destes, existem imensos óleos essenciais que ajudam no restabelecimento do equilíbrio emocional. Consoante o caso, é também possível combiná-los em sinergias. Desta forma são potencializadas as propriedades e benefícios à saúde.

Caso queira saber mais como é possível manter-se emocionalmente estável, pode entrar em contacto com a Lara Prazeres.

Seguir o IPA

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.