dormir crianças

Está na hora de ir dormir: o sono das crianças

Tempo de leitura: 3 minutos
Se tem filhos, a frase “Está na hora de dormir” pode ser um verdadeiro pesadelo. Consequentemente, o sono (ou a ausência dele) nas crianças é um assunto muito delicado. É também um dos principais medos e angústias dos pais.

Existe um sem fim de estudos que atestam precisamente isso. As crianças dormem cada vez menos e cada vez com menos qualidade de sono. Aliás, alguns estudos apontam que cerca de 50% das crianças dormem pouco e têm um sono irregular. Números absolutamente preocupantes, dada a importância do sono no desenvolvimento das crianças e claro, na tranquilidade, rotina e sanidade de toda a família.

Este é um assunto que a preocupa?

 

Consequências da privação de sono

Uma criança, ao não dormir, influencia o quotidiano de toda a famílias. Muitas vezes, em casos extremos, pode mesmo vir a ter repercussões muito difíceis de gerir. As mais comuns são:

– Irritabilidade (mais birras, por exemplo)
– Falta de concentração
– Dificuldades escolares
– Sonolência durante o dia e falta de atenção
– Perda de apetite

 

Não desespere! A boa notícia é que as dificuldades com o sono não são uma fatalidade. Existem algumas regras e óleos essenciais que pode usar para PREVENIR e REMEDIAR esta situação.

 

Óleos essenciais em bebés e crianças – É possível?

Os óleos essenciais são seguros para os bebés e para as crianças. Esta é uma das questões que mais me fazem. No entanto, é importante lembrar que, tal como qualquer outro produto que usemos em crianças, tem de os adaptar à idade. A aromaterapia utiliza o sistema olfativo para despertar uma série de sensações e sentimentos. É desta forma que atua e produz os efeitos desejados.

Há uns dias, depois de uma publicação sobre uns difusores para quartos de criança que chegaram à Casa d’Aromaterapia, recebi várias mensagens de pais que me pediam ajuda para melhorar as noites lá por casa. Uma vez que os pedidos foram tantos, resolvi escrever sobre o tema e assim conseguir ajudar mais famílias.

Seguir o IPA

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.